quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuidado com os Antissépticos Bucais

Além de não serem eficazes como a escovação é, ainda trazem vários efeitos colaterais

Márcia Sgrinhelli e Heloísa Coelho

A secreção salivar é essencial para a manutenção dos tecidos bucais saudáveis. O fluxo salivar promove uma autolimpeza, e cada mililitro de saliva possui milhões de bactérias que auxiliam o organismo na digestão dos alimentos.
É aí que reside o principal problema dos antissépticos bucais ( liquidos para lavar a boca, denominados enxaguatórios ou enxaguantes): eles foram feitos para destruir bactérias e, com isso, destroem as bactérias naturais da saliva, que são extremamente úteis ao organismo. Esse é o mais importante motivo de favorecerem o aparecimento de problemas bucais, como menciona dra. Renata Paiva, especialista em Saúde Pública, acerca do surgimento de manchas em dentes e restaurações, assim como irritação da mucosa bucal em pessoas que fazem uso constante desses medicamentos. (PAIVA, R – Revista da APCD – Vol. 54, nº 3, mai-jun 2000, p. 229).
“Nós estamos sendo bombardeados por uma enorme quantidade de produtos para higiene oral, anunciados como benéficos, quando na verdade muitos deles são tóxicos e outros não possuem o efeito terapêutico prometido pelos anunciantes” já afirmava em 1986, nos Estados Unidos, nossa colega dra. Maria Silvia Almeida (Coluna Doctor Dollar, Jornal Trilogy, ano 4, nº 14, Nova York, EUA).
O melhor meio de proteger os dentes e manter a saúde bucal é através do equilíbrio emocional, hábitos saudáveis e boa escovação.