quarta-feira, 1 de junho de 2011

Soluções Estéticas que Preservam os Dentes Naturais

Dras. Márcia Sgrinhelli e Heloísa
Coelho, cirurgiãs-dentistas


De acordo com Norberto Keppe, a estética é o fundamento da civilização, e qualquer trabalho científico tem que manifestar basicamente a verdade, sem deixar o seu fundamento estético; a estética está ligada diretamente à ética e à espiritualidade; seria a manifestação do amor pela bondade, ou melhor, é a própria atuação da bondade.
Aplicando esse conhecimento ao campo odontológico, vemos que nossos dentes foram feitos com muita estética. Tanto seu tamanho, como formato e cor variam de acordo com o tipo de rosto e cor da pele da pessoa. Eles, por natureza, estão em equilíbrio com nossa face, contribuindo para a beleza do rosto, motivo pelo qual um bonito sorriso é muito agradável a todos. Porém, devido a nossa conduta patológica psico-social podemos danificar essa beleza (por ex., a musculatura facial contraída de pessoas muito tensas faz os dentes crescerem comprimidos, meio tortos; certos vícios, como tabaco, geram enfeamento nos dentes etc.). De maneira que qualquer problema nos dentes anteriores pode comprometer o sorriso, tornando-o antiestético.
E como pode o odontólogo auxiliar o paciente nesses casos, preservando, ao mesmo tempo, os dentes naturais? Na verdade, com resina composta e através de uma técnica adesiva é possível fazer reparos nos dentes sem nenhum desgaste deles, obtendo como resultado um sorriso natural. Este é o fundamento da Odontologia Trilógica (minimamente invasiva), pois essa técnica simples e indolor visa à máxima conservação dos dentes naturais, podendo-se preservar a saúde, economizar tempo (número de consultas) e dinheiro.
Com ela conseguem-se fechar espaços entre os dentes, aumentar e/ou mudar a forma de dentes malformados , corrigir erosões, defeitos do esmalte, manchas brancas, amarelas ou marrons e até disfarçar problemas de espaços e formatos dos dentes. Podem-se fazer facetas de resina para retornar aos dentes escurecidos ou manchados a cor natural; ou disfarçar o contorno das restaurações perceptíveis; tirar a aparência de metal no sorriso (restaurações escuras ou próteses que perderam a estética). Muitas vezes é possível colar o pedaço do dente natural que foi fraturado ou reconstruir com resina o fragmento que falta. A verdadeira Odontologia é ligada à estética tendo como função prevenir e tratar das doenças bucais, conservando os dentes naturais