quarta-feira, 6 de maio de 2015

O estresse emocional e o bruxismo

Bruxismo é o ato da pessoa ranger ou apertar os dentes com pressão constante, esteja acordada ou dormindo. Acomete cerca de 45% da população. No bruxismo, a força mastigatória, que em média é de 50 kgf, é aumentada em até 8 vezes podendo acarretar dores de cabeça, desgaste, fratura e mobilidade dental, além de disfunções musculares ou da articulação têmporo-mandibular. Muitas pessoas não percebem seu bruxismo, porque ocorre de forma inconscientizada. Sua causa é psicológica, decorrendo de forte tensão emocional. Pessoas com bruxismo geralmente têm muita raiva e censura (não querem ver problemas), perfeccionismo e forte autoidealização. Só com a aceitação da consciência dos próprios erros a pessoa consegue reduzir a tensão emocional, podendo até deixar de ter bruxismo.
Um exemplo é L.M. que quebrou um dente devido ao bruxismo. Ela nos disse que estava nervosa com seu trabalho porque não era “perfeito” como ela gostaria."Eu canto no melhor coral de São Paulo e na sala mais acústica da America Latina,mas eu não estou contente”.
Através da psicoterapia trilógica, L.M. conscientizou-se da sua inveja (rejeitar o bem) que a levava a estar insatisfeita com o seu trabalho, que é bonito. Assim, ela se acalmou e deixou de apertar tanto os dentes.