quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os riscos do implante dentário


No século XX surgiram os implantes dentários como uma tentativa de substituir dentes que foram perdidos. Muitos indicam a remoção de raízes boas e até mesmo a extração de dentes naturais achando que facilmente seriam substituídos por implantes. Existe até um procedimento que consiste na extração de todos os dentes naturais remanescentes para a colocação de uma dentadura implantada. No entanto, os implantes dentários não conseguem substituir os dentes naturais de uma forma muito eficiente. Além disso, eles podem causar complicações.

Devido à inversão, o ser humano acha que o artificial é melhor que o natural. Com isso, ele despreza os dentes naturais, que são preciosíssimos. Trocar os dentes naturais por artificiais é a maior inversão atual da odontologia. Seguindo as leis da natureza, nossos dentes são implantados nos ossos maxilares de uma forma perfeita, ou seja, eles possuem um ligamento (periodontal) que é um conjunto de fibras situadas ao redor das raízes. Esse ligamento funciona como um “amortecedor natural” dando suporte e proteção. Quando mordemos ou mastigamos, essas fibras absorvem o impacto para não sobrecarregar o osso. Já o implante dentário é constituído por um “parafuso” rígido dentro do osso (sem amortecedor). Com isso, as cargas de impacto do implante caem diretamente sobre o osso levando à perda óssea ao redor do implante.



As falhas em implantes podem ocorrer logo após a sua colocação, ou seja, o implante não se integra com o osso, causando sua perda. Existem, também as falhas tardias que são principal-mente causadas por cargas excessivas (hábitos de ranger os dentes, mastigação muito forte etc) ou por infecção (peri-implantite). Pacientes fumantes, diabéticos, portadores de distúrbios do colágeno, síndrome de Sjögren (diminui a produção de saliva), esclerodermia (atinge os tecidos conjuntivos), porta-dores de distúrbios parafuncionais(co-mo roer as unhas ou uso exagerado de chicletes). Esse termo peri-implantite é usado para descrever a perda óssea ao redor de um implante, a qual pode ser induzida por tensão, bactérias ou uma combinação de ambas.(1) A doença peri-implantar é mais severa e destrutiva que a doença periodontal. Os pacientes portadores de doenças periodontais podem estar mais susceptíveis a desenvolver peri-implantite.(2) Os sinais e sintomas que evidenciam o insucesso do implante são: mobilidade do implante; perda óssea rápida e progressiva; dor durante percussão ou função (quando se mastiga algo); exsudato (pus) contínuo e descontrolado; perda de mais da metade do osso ao redor do implante.(1)

Acreditar em implante é acreditar em algo anti-natural, fora da realidade. Tudo aquilo que queremos fazer fora da realidade é devido à nossa teomania _desejo de ser poderoso como um deus, delírio que temos ao achar que poderíamos criar algo “mais perfeito” do que a própria natureza (Criação).
1. Misch, Implantes Dentários Contemporâneos, Santos Editora. 2ª Ed. 2000.
2. Silva; Mendes & Fonseca - Rev. Só Técnicas Estéti-cas, Vol. I, Nª 2, 2004